top of page

BAILE DE MÁSCARAS - GIUSEPPE VERDI

 

Ópera em três atos de Giuseppe Verdi,  sobre o assassinato do rei Gustavo III da Suécia, morto como resultado de uma conspiração política, baleado enquanto participava de um baile de máscaras. Morreu treze dias depois, em decorrência dos ferimentos .

 

Ato 1

     

Riccardo, Conde de Warwick,  revisa a lista de convidados que estarão presentes no próximo baile de máscaras. Ele está feliz por voltar a ver na lista o nome da mulher a quem ama, Amelia,  esposa de seu amigo e conselheiro, Renato. Quando este chega, tenta avisar a Riccardo sobre a crescente conspiração contra ele, mas este recusa-se a ouvir.

     

O conde recebe uma queixa contra uma vidente chamada Ulrica, acusada de bruxaria. Um magistrado pede seu banimento. Riccardo resolve investigar por si mesmo. Disfarçado como um pescador, Riccardo chega à casa da vidente. Quando percebe que Amelia está vindo para ver Ulrica, se esconde e observa. Sozinha com Ulrica, Amélia confessa que é atormentado por seu amor a Riccardo, e pede um meio de trazer a paz ao seu coração. Ulrica diz-lhe para coletar uma certa erva com poderes mágicos; Riccardo resolve estar lá quando ela fizer isso. Amelia sai. E Riccardo apresenta-se de novo, juntamente com todos os cortesãos, e pede para ler a sua sorte. Ulrica revela-lhe que será morto pelo próximo homem que apertar sua mão. Ele rindo descarta sua profecia e oferece sua mão para os cortesãos, que se recusam a tocá-lo. Renato chega e aperta a mão de Riccardo em saudação.

 

Ato 2  

     

Meia-noite, Amelia vencendo seus medos, vai buscar a erva. Ela se surpreende com Riccardo, que veio ao seu encontro, e os dois finalmente declaram amor. Inesperadamente, Renato chega, e Amelia cobre o rosto com o véu antes que ele possa reconhecê-la. Renato explica que os conspiradores estão perseguindo-o, e sua vida está em perigo. Riccardo ignora, e pede-lhe para escoltar a mulher sob o véu com segurança de volta à cidade, sem perguntar sua identidade. Quando os conspiradores chegam, lutam com Renato; na luta, o véu cai. Renato presume que Amelia e Riccardo estão envolvidos. Ele pede um encontro com os dois líderes da conspiração, Samuel e Tom, no dia seguinte.

 

Ato 3

     

Renato resolve matar Amelia pela desonra. Ela se diz inocente e pede para ver seu filho pela última vez. Renato cede, e declara que é Riccardo, não Amelia, que merece morrer. Samuel  e Tom chegam, e Renato pede para unir-se à trama, comprometendo a vida de seu filho como prova de sua sinceridade. Eles concordam e sorteiam para decidir quem será o executor. Amelia é forçado a chamar o nome vencedor: Renato. Oscar chega com convites para o baile de máscaras;  Samuel, Tom e Renato concordam que este é o lugar onde o assassinato ocorrerá.

     

Dividido entre o amor e o dever, Riccardo resolve renunciar a seu amor por Amelia e mandá-la com Renato de volta à Inglaterra. No baile, Renato tenta descobrir com Oscar o traje Riccardo está vestindo. Oscar recusa-se a dizer, mas finalmente responde: um manto preto e uma fita vermelha. Riccardo consegue identificar Amélia e diz-lhe da sua decisão. Enquanto despede-se, Renato esfaqueia-lhe. Ferido, revela que embora amasse Amelia, votos de casamento nunca foram maculados. Perdoa todos os conspiradores, despede-se de seus amigos e de seu país, em seguida morre.

bottom of page