CYRANO e ROXANE - EDMOND ROSTAND
Em 2008, a carreira de Régis Mengus tomou uma dimensão internacional, com sua estreia na Ópera Nacional de Atenas em "Cyrano e Roxane", no papel de Christian, na adaptação lírica da obra de Rostand assinada por Stavros Xaracos.
Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Ama profundamente sua prima Roxane, moça inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais. O jovem Christian também a ama, mas não sabe falar com brilhantismo, ao contrário de Cyrano, que tem o dom da palavra. Cyrano, sem esperanças de conquistar a prima, em razão de ser bastante feio, resolve ajudar Christian a conquistá-la através das palavras. Ele o ensina observações espirituosas, poesia, e até fala por ele, às escondidas, fazendo com que Roxane o ame. Um terceiro homem, porém, a corteja, o duque de Guiche, que interfere mandando Christian e Cyrano para o Cerco de Arras, um violento combate ocorrido nas guerras religiosas da França.
Cyrano continua a escrever cartas a Roxane, em nome de Christian, e ela vai ao seu encontro na batalha, encontrando-o agonizante, ferido em combate. Viúva, recolhe-se a um convento, onde recebe continuamente a visita de Cyrano. Um dia Cyrano é mortalmente ferido, mas consegue chegar até a amada, e conta-lhe de seus sentimentos. Roxane chora “um amor duas vezes perdido”, percebendo, no último instante, que o amava.