top of page

FAUSTO - CHARLES GOUNOD

 

Em junho de 2012, de volta à Ópera de Metz, Régis Mengus interpreta o jovem Wagner, nessa ópera de cinco atos, composição de Charles Gounod.

 

Ato 1

   

O velho filósofo Fausto, desanimado por não ter conseguido resolver o enigma do Universo, resolve beber veneno, mas hesita quando ouve, ao longe, um coro pastoral. Amaldiçoando a humanidade, a ciência e a fé,  invoca o Demônio. Mefistófeles atende ao chamado. Fausto lhe pede ajuda para recuperar a juventude, ter amantes e sentir o prazer de carícias voluptuosas em loucas orgias. Mefistófeles propõe-lhe um acordo: atenderá a todos os desejos de Fausto na Terra. Em troca, quando estiverem lá no inferno, Fausto é quem lhe servirá. Fausto hesita, e lhe conjura uma visão da linda Marguerite sentada à roca de fiar. O velho doutor assina um pergaminho, que Mefistófeles guarda, dando-lhe em troca uma poção. Fausto rejuvenesce.

 

Ato 2

    

Valentin, que está prestes a partir para a guerra pede aos amigos Wagner e Siébel - que ama Marguerite - que cuidem de sua irmã. Mefistófeles se junta ao grupo e diverte a todos com um hino ao ouro que corrompe a humanidade. Prediz as mortes de Valentin e Wagner, e lança uma maldição sobre Siébel: cada flor que tocar murchará antes que ele a ofereça a Marguerite. Ao ouvir o nome da irmã, Valentin desafia o Demônio para um duelo, mas sua lâmina se quebra no ar. Assustados,  erguem as cruzes de suas espadas. Impossibilitado de continuar, Mefistófeles afasta-se. Fausto entra acompanhado por um grupo de aldeões que dançam valsa. Surge Marguerite. e ele oferece-lhe seu braço, mas a jovem, com modéstia, não encoraja seu avanço galante. Mefistófeles promete ajudar Fausto a seduzi-la.

 

Ato 3

    

Ao mergulhar as mãos em água benta, Siébel remove a maldição.  Deixa um ramalhete de flores para a jovem e sai. Mefistófeles coloca um estojo de ricas jóias ao lado das flores de Siébel. Marguerite descobre o ramalhete, mas fica fascinada pelas jóias, usando-as imediatamente. Marta, a vizinha, convence-a de que estas jóias são a oferta de um rico cavalheiro apaixonado. Mefistófeles faz a corte a Marta, distraindo-a para que Fausto possa conquistar Marguerite.  Após um dueto de amor,  Fausto a segue até sua casa e completa sua obra de sedução, enquanto o Demônio sozinho solta sarcásticas gargalhadas.

 

Ato 4

    

Após dar à luz, Marguerite é rejeitada por suas antigas amigas, por ter sido abandonada. Siébel tenta encorajá-la. Valentin regressa da guerra. Após uma provocativa serenata que Mefistófeles faz sob a janela de Marguerite, Fausto declara a Valentin ser o responsável pela desgraça de sua irmã. Duelam entre si. Fausto, protegido pelos poderes do Demônio, fere Valentin mortalmente.  Marguerite ampara o irmão, que antes de morrer em seus braços, a amaldiçoa.

 

Ato 5

 

Fausto, cheio de remorsos, pede a Mefistófeles que o leve até Marguerite, na prisão onde aguarda sua execução, condenada por matar o filho, após perder a razão. De posse das chaves da cela, Fausto a encontra. Relembram seu amor e Fausto implora-lhe que venha com ele. Ao ver o Demônio, Marguerite recua e, invocando a proteção divina, cai morta. Fausto cai de joelhos. Um arcanjo, empunhando uma espada luminosa, impede os movimentos de Mefistófeles, que foge levando Fausto consigo.

bottom of page