HAMLET - AMBROISE THOMAS
Ópera em cinco atos, composição de Ambroise Thomas, baseada em uma adaptação da peça de William Shakespeare.
Régis Mengus interpreta um dos coveiros, que enquanto aguardam o cortejo fúnebre da jovem Ophélie, ponderam a cerca da inevitável morte.
Ato 1
A Côrte Real Dinamarquesa está comemorando a coroação da Rainha Gertrude, que se casou com Claudius, irmão do falecido Rei. Hamlet, príncipe e filho do rei morto, consumido pela dúvida desaprova a união de sua mãe.
Um fantasma começa a assombrar os arredores de Castelo de Elsinore. O sentinela Horácio, que o avistou pela primeira vez, convida o Príncipe Hamlet para que o veja também. À noite, sozinho nas muralhas do castelo, Hamlet encontra-se com o fantasma do rei, que revela ter sido envenenado por Claudius e exige vingança por seu assassinato. Hamlet jura obedecer.
Ato 2
Uma companhia de teatro chega ao castelo e Hamlet manda-os encenarem uma peça criada por ele mesmo, para retratar o assassinato da forma como o fantasma do rei lhe confidenciara. Como previsto pelo Príncipe, na hora em que o crime é cometido, Claudius se enfurece, ordena o fim da encenação e saída dos atores. Hamlet acusa Claudius pelo assassinato, e arrebata a coroa de sua cabeça.
Ato 3
Após refletir sobre a vida e a morte, Hamlet presencia Claudius, atormentado pelo remorso, pedir em oração que o espírito de seu irmão morto interceda por ele junto a Deus. Polônio acalma o rei, para surpresa de Hamlet, ao descobrir que o pai de sua amada Ophélie foi cúmplice no assassinato.
Atormentado, o Príncipe rejeita Ophélie, declara que não a ama e desfaz seu compromisso de casamento.
Ato 4
Ophélie enlouquece. Imagina-se casar com Hamlet e recorda o conto de uma ninfa da água que atrai homens errantes. Logo depois, põe fim à sua própria vida.
Ato 5
Ainda sem tomar conhecimento da morte de Ophélie, Hamlet sente profundo pesar pela forma como a tratou. O remorso toma conta de si.
Laertes, irmão de Ophélie, exige vingança. Os dois estão prestes a duelar. Aproxima-se, nesse momento, o cortejo fúnebre com o corpo da jovem, então Hamlet toma conhecimento de sua morte. Ferido por Laertes, apressa-se em matar Claudius com sua espada e morre abraçado ao corpo de Ophélie.