A VIÚVA ALEGRE - FRANZ LEHAR
Opereta em três atos, composição de Franz Lehar. A notável interpretação do Conde Danilo, realizada por Régis Mengus, levou-o ao palco das Óperas de Reims (outubro/2012), Nice (setembro/2014) e Lausanne (dezembro/2014).
Ato 1
Hanna Glawari, após a morte de seu marido, torna-se herdeira de vinte milhões de francos. O Barão Zeta quer garantir que ela se case com outro cidadão do Grão-ducado de Pontevedro, matendo sua fortuna no país. Seu escolhido para salvar o país da falência é o Conde Danilo, pois antes foram apaixonados um pelo outro, no entanto o tio de Danilo interrompeu o romance, pois Hanna era uma jovem muito pobre.
Danilo recusa-se a ceder às exigências do Barão, pois casar-se com a dona de um enorme patrimônio, no intuito de manter sua fortuna no país, fere-lhe a honra. Mas compromete-se a eliminar quaisquer pretendentes que não sejam cidadãos pontevedrianos.
Encontram-se todos na embaixada francesa comemorando o aniversário do soberano, e a escolha dos pares para dançar a valsa está prestes a começar. Todos os homens movem-se em torno de Hanna. Danilo reúne algumas jovens para que reivindiquem a dança com os pretendentes esperançosos. Hanna o escolhe, ele se recusa, colocando a dança à venda por dez mil francos, que serão doados à caridade, eliminado os demais pretendentes. Após a desistência dos demais, Danilo tenta dançar com Hanna, que irritada com o leilão o recusa. Despreocupadamente, Danilo começa a valsa por si mesmo, quebrando-lhe a resistência.
Ato 2
Após uma cômica confusão causada por um leque com uma declaração de amor nele escrita, Hanna, para salvar a reputação de Valencienne, esposa do Barão Zeta, anuncia seu casamento com Camille, adido da embaixada francesa. A notícia perturba Zeta, ante a possibilidade de perder os milhões investidos em Pontevedra. Valencienne se entristece com a partida de Camille. Danilo fica enfurecido, para alegria de Hanna, diante do desespero geral, ao perceber que sua raiva com o anúncio do noivado, é um sinal de que ainda a ama.
Ato 3
Danilo pede a Hanna que desista de casar-se com Camille, para o bem do país. Ela confessa que não assumiu compromisso algum, mas estava protegendo a honra de uma mulher casada. Danilo preste a declarar seu amor, detém-se temendo ser mal interpretado, por causa da fortuna de Hanna.
Zeta reconhece o leque de Valencienne e jura divorciar-se para se casar com a viúva. Hanna diz que perderia toda sua fortuna se casar-se novamente, e ele desiste. Ouvindo isso, Danilo confessa seu amor e a pede em casamento. Hanna conclui dizendo-lhe que perderá a fortuna, apenas porque passará a ser de seu novo marido. Valencienne abre o leque e mostra o que respondeu à declaração de amor de Camille: "eu sou uma esposa respeitável', e se reconcilia com o barão.