top of page

VERONIQUE - ANDRÉ MESSAGER

 

O poder de sedução de Régis Mengus, aliado ao seu talento natural como cantor lírico e ator, não passaram despercebidos ao interpretar Florestan, nesta produção para a Ópera de Saint-Etienne (Dezembro2010/Janeiro2011)

 

Ato 1

    

O estilo de vida do Visconde Florestan, um jovem aristocrata irresponsável, deixou-o seriamente endividado. Seu tio, farto de pagar-lhe  as dívidas, fez-lhe escolher entre casar-se ou ir para a prisão. Florestan encontra-se envolvido por Agathe, esposa do Sr Coquenard, dono de uma floricultura.

    

Recém chegada de Paris, Hélène, rica herdeira escolhida como noiva de Florestan, não se sente feliz com o casamento. Sua tia, a Condessa Ermerance de Champ's d'Azur, leva-a à floricultura para comprar-lhe um pequeno bouquet, em comemoração ao noivado. Florestan chega à loja, termina seu romance com Agathe e reclama ter que casar-se com uma simples provinciana. Hélène ouve e no seu íntimo promete vingança, embora tenha se sentido fortemente atraída pelo Visconde.

    

Para comemorar seu último dia de solteiro, Florestan convida todas as funcionárias da floricultura para uma festa em Romainville. Hélène e Ermerance disfarçam-se de vendedoras, sob o pseudônimo de Veronique e Estelle. O velho Coquenard recebe sua nomeação de Capitão da Guarda Nacional e, em seu entusiasmo, contrata Veronique e Estelle como balconistas. Veronique atrai a atenção de Florestan, aborrecendo Agathe, cujo marido também demonstra interesse pela nova florista.

 

Ato 2

 

Durante o casamento de Seraphin e sua noiva Denise, Florestan expressa seu amor por Veronique, que intimamente ri, fingindo timidez. Ele decide não paricipar da própria festa naquela noite, e manda embora as carruagens. Hélène e Ermerance, fingem retornar a Paris, deixando uma carta de Veronique para Florestan, se desculpando pela partida e sugerindo que poderiam encontrar-se em breve. Ele decide ir para a prisão a ter que casar-se com uma noiva desconhecida.

 

Ato 3

    

Capitão Coquenard e sua esposa são convidados a uma festa da Corte. Encontram-se com Estelle e Veronique, e percebem quem são. Agathe conta-lhe que Florestan decidiu ir para cadeia, em vez de casar-se com uma estranha, por amar Veronique. Hélène apressa-se em pagar suas dívidas para libertá-lo.

Ao descobrir, através de Agathe, que Hélène e Veronique são a mesma pessoa, ele a rejeita. Ao final se reconciliam e celebram o casamento.

 

bottom of page